Contamos com muitos participantes sendo particularmente significativa a presença de elementos ligados às Comissões Técnicas e às áreas da Qualidade das empresas associadas, isto porque o tema da intervenção lhes era particularmente caro “A importância da Normalização no apoio à Qualidade e Sustentabilidade das empresas“ e a oradora convidada foi a Srª Drª Suzete Sim-Sim, Diretora da Unidade de Gestão Operacional da Normalização do Instituto Português da Qualidade – IPQ.
A oradora de uma forma muito coloquial e participativa deu-nos um panorâmica geral mas muito assertiva sobre a importância na normalização na vida das pessoas e no apoio à qualidade e sustentabilidade das empresas.
Seguiu-se o período para perguntas e as respostas que foram surgindo e prolongaram-se até à hora do almoço, graças à disponibilidade da oradora. No fecho da sessão o Sr. Engº Pedro Carreira em nome da Direção da APIB fez um caloroso agradecimento e enfatizou a possibilidade que foi oferecida de, em qualquer momento, o IPQ poder fazer ações de formação sempre que a APIB considerar importante. De sublinhar ainda o elogio feito pela Drª Suzete quanto ao bom trabalho das nossas Comissões Técnicas e o interesse e a dedicação do Coordenador( ONS) Engº Vitor Maia.
Depois do almoço fez-se um visita guiada aos Paços dos Duques, que mesmo para aqueles que já conheciam foi interessante porque se aprende e se vê sempre mais qualquer coisa.
Por falta de tempo a visita que estava prevista com a finalidade de apreciar a confeção de doces conventuais teve de ser cancelada.
O programa continuou com uma deslocação às instalações do associado Bolflex, em Felgueiras.
Um novo espaço com fachada luminosa e instalações fabris arejadas e amplas. Com uma produção própria e para clientes, muitos de renome no mundo da moda e uma aposta em material reciclado e, sobretudo, muito entusiasmo e dedicação da família Ferreira, Sr. António, Dª Aurora e filhos, seus futuros sucessores. Para as pessoas menos familiarizadas com esta indústria impressiona a variedade da produção, a quantidade imensa de moldes, o número de prensas e os trabalhadores nas linhas de produção com vontade e entusiasmo em mostrar aquilo que diariamente fazem. Vimos como o orgulho legitimo dos fundadores se manifesta ao apresentar a evolução da empresa nos vários registos fotográficos fixados nas paredes da área administrativa. A família Ferreira está de parabéns pelo trabalho atual e mais ainda pelos projetos futuros.
Não saímos sem antes sermos convidados para agradável lanche, que foi aproveitado para informalmente se fazerem muitas perguntas sobre o que vimos e ouvimos.
Finalmente um grande obrigado da Associação pela disponibilidade e simpatia do nosso associado António Ferreira.