Numa terra de tanta história e tradição, Guimarães, cumpriu-se o nosso XXIX Painel da Indústria da Borracha. Este acontecimento iremos abordar mais tarde, agora a noticia é sobre a Assembleia Geral da Associação que, pelas nossas contas terá sido a 47ª realização.
A participação rondou os 50%, já que alguns associados por razões ponderosas de última hora não puderam estar presentes, nem enviaram atempadamente a credencial a nomear um representante.
Os assuntos da agenda foram vários e não vamos entrar em detalhes porque tudo que aconteceu constará da respetiva Ata. Contudo, valerá a pena tocar em alguns.
O Relatório e as Contas foram aprovados não sem que antes da votação tivessem surgido alguns pedidos de esclarecimentos. O resultado final do exercício até foi positivo, com satisfação geral porque ninguém gosta de ver estes números a vermelho.
Depois no ponto da agenda, Outros Assuntos foi falada a atualização da página da internet. Mais moderna, mais arejada e com gestão mais autónoma. É esta a altura oportuna para agradecer a permanente colaboração do Henrique Morais da Fabor. Mas esta ferramenta de comunicação só atinge o seu objetivo se os associados colaborarem. Para isso foi pedido às empresas que indicassem alguém dentro da sua organização que possa colaborar enviando notícias para publicação. Não é razoável que seja a chefia de topo a assumir essa tarefa. Queremos que o número de visitas ao nosso sítio seja cada vez mais significativo e para que isso aconteça contamos com a colaboração de todos.
A atualização das quotas também veio à baila. Fez-se uma atualização em 2019 após catorze anos de interrupção e depois de em 2020, 2021, 2022 e 2023 não se ter efetuado devido à pandemia e as suas cicatrizes que deixou no tecido económico. Em 2024 esta medida vai ser retomada.
Outro assunto que foi colocado aos associados prende-se com a impossibilidade das empresas recicladoras fazerem parte da gestão da Associação, para evitar que esta que faz parte da gerência da Valorpneu possa constituir um conflito de interesse com o organismo de tutela a APA. Por tradição a APIB nunca teve na sua Direção associados que sejam empresas recicladoras, todavia estatutariamente não existe qualquer incompatibilidade. O assunto foi discutido abertamente e num futuro próximo terá de ser realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para regularizar a questão.
Com tudo isto o relógio do tempo não parou, até parece que rodou mais depressa e foi precisar acelerar para que os trabalhos terminassem para não atrasar ainda mais o inicio do Painel.
Antes do encerramento da Assembleia, à semelhança do ano passado, foram entregues os certificados de reconhecimento aos Associados que completaram 10, 15 e 25 anos na APIB: José Braga Rodrigues (10 anos), Brenntag Portugal (10 anos), Bolflex (15 anos – foto), Uchiama Portugal Vedantes (25) e DF Elastomer Solutions (25 anos).